quarta-feira, 29 de abril de 2009

Tendências Tecnicistas




A pedagogia tecnicista tem origem norte-americana. Nela se adota o modelo empresarial, com o objetivo de adequar a educação às exigências da sociedade industrial e tecnológica, ou seja, o ensino é voltado diretamente para produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho. O conteúdo transmitido se baseia em informações objetivas e o método usado na transmissão do conhecimento é o taylorista, no qual as tarefas são divididas entre os técnicos de ensino incumbidos do planejamento racional e do trabalho educacional, cabendo ao professor a execução dos objetivos pré-estabelecidos.
O tecnicismo não se preocupou muito em fundamentos teóricos, mas se constata a influência da filosofia positivista e da psicologia behaviorista. No positivismo analisa-se o fato da não importância do sujeito e sim do objeto estudado e do behaviorismo, que também é de base positivista, as idéias de aplicação do condicionamento e o controle do comportamento.
A tendência tecnicista peca na medida em que tenta levar para o meio pedagógico técnicas e formas de organizações próprios do meio industrial, dessa forma o tecnicismo apresenta uma resposta simplista a uma questão muito mais complexa. No entanto sua contribuição positiva para o meio pedagógico está na exposição das tecnologias pra a apresentação e assimilação do conteúdo, fazendo uso de retroprojetores, aula-vídeo, utilização de slides e datashow, etc.
Na década de 60 o Brasil sofre um grande desenvolvimento industrial, resultante da intervenção do estado e do fluxo de capital internacional no país, contudo o sistema educacional vigente não atendia as necessidades de recursos humanos A implantação da Escola Tecnicista no Brasil veio a partir da reforma do ensino com a lei 5692/71, onde apesar de nunca ter ocorrido de fato uma reforma, os professores tiveram de adotar decretos-leis, que os tornou meros repassadores de um conteúdo programado que visava principalmente a formação técnica da massa trabalhadora da nação.





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
• Tecnicista, Disponível em: . Acessado em: 16 de Abril 2009.
• SILVA, Delcio Barros da Silva. As principais tendências pedagógicas na pratica escolar brasileira e seus pressupostos de aprendizagem. Disponível me: . Acessado em 16 de Abril 2009.
• HAMZE, Amélia. As tendências pedagógicas e os movimentos sócio-políticos e filosóficos. Disponível em: Acessado em 16 de Abril 2009.
• ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna 1989.

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