quinta-feira, 9 de abril de 2009






Ética
Falar de ética é bem complicado, pois seu conceito tem inúmeras significações. Na qual possui um vocábulo que permite ser interpretado de acordo com a cultura da região na qual é invocada. A partir daí você entende o quão é complicado descreve-la.
De acordo com Adolfo Sánches, ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. A moralidade é tida como conjunto de crenças, princípios, regras que norteiam o comportamento humano, a moral é o campo em que dominam os valores relacionados ao bem e ao mal, como aquilo que deve ser buscado ou de que se deve afastar.
Segundo o texto o pensamento da ética, de Edgar Morin, para pensar a ética deve-se religar as três instâncias indivíduo-sociedade-espécie, estas estão na essência de cada um. A pessoa ao nascer possui em sua natureza o altruísmo, ao mesmo tempo em que durante o seu crescimento, ela vai desenvolver o individualismo. Mas de acordo com a cultura do meio em que ela se insere, de acordo com a relação estabelecida entre a mesma e sua família, seus amigos, comunidade e sociedade, ela saberá ou não, equilibrar o egoísmo e o altruísmo.
Relacionando esse tema com a nossa futura profissão de educadores, a ética, antes de mais nada, deve estar impregnando as ações de cada dia, seja dentro da sala de aula ou fora dela, com atitudes que vão ao encontro não dos interesses pessoais, mais sim das necessidades e interesses do outro, da comunidade. Nunca se deve perder a preocupação e a oportunidade de formar, através do aprendizado, a mente e o coração dos alunos. A educação para a vida exige dos educadores uma postura de ação com responsabilidade. A formação profissional atual aponta para atitudes criativas, para a busca de soluções inéditas, para a liderança ética, para o resgate dos valores. O estudo da Ética vai complementar o trabalho formativo que realizaremos no dia-a-dia e isso pode ser efetivado através de atividades práticas que possibilitem real vivência dos valores esquecidos por muitos.
Nos tempos modernos, a política, a economia, a ciência, enfim, todos os campos têm buscado seus próprios interesses, sem levar em consideração os direitos coletivos. Fato que precisa ser pensado e mudado pelas pessoas.










Um comentário:

  1. Agora………… podem relacionar estes principios com as práticas na Escola Tradicional e na Escola Nova!

    ResponderExcluir