domingo, 5 de abril de 2009

Educação estética




No dia 23 de março de 2009, na aula de fundamentos sócio-filosóficos da educação, eu e meus colegas iniciamos uma discussão sobre o assunto "educação estética".
A princípio achamos estranho o nome estética junto com a educação, pois pensávamos que estética estivesse relacionada somente com a beleza, à vaidade e não conseguimos entender qual a relação entre elas, mas ficamos surpresos ao ler o texto, Os valores, de Maria Lúcia de Arruda e vimos que estética é também algo relacionado a sentimentos e sensibilidades. Falar, então, de educação estética, ou melhor, de educação estética na formação docente, é o mesmo que falar em educação da sensibilidade humana aprendente.
Em nossa cultura que foi marcada pela racionalização dos processos de conhecimento e pela mecanização das objetividades seriais, a sensibilidade foi sempre tratada como algo menor ou secundária, não sendo devidamente reconhecida em seu funcionamento natural e que a sensibilidade é tida como serva da razão. Percebemos isso na valorizaçao que nossa população dá à arte e a arte nesse contexto é a melhor representação da estética, pois ela exprime a emoção, a sensibilidade e acima de tudo a crítica. Mas enfim, por que usar da estética na educação?
A estética nos leva a refeltir sobre o dicente e ver que ele não é somente um aluno, um personagem ali presente, ele é "um mundo" por trás daquela caricatuta. Ela ajuda ,também, na educação a formar pessoas críticas, que saibam resolver, relacionar e solucionar problemas.
Bom... Foi isso que conseguimos entender e esperamos que esse também tenha sido a compreensão de todos.

Um comentário:

  1. Muito interessante esse assunto, mesmo sendo estranho à primeira vista. É por isso q as aulas de fundamentos são importante pra entender esse tipo de tema.A postagem ficou legal e o blog tb...bjus

    ResponderExcluir